ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Governo está de olho na 7ª fábrica de celulose para MS

Planta da Bracell prevista para Água Clara segue sem definição

Por Lucia Morel e Izabela Cavalcante | 31/07/2025 17:17
Governo está de olho na 7ª fábrica de celulose para MS
Mesa de evento "Missão Ásia" esta manhã na Federação das Indístrias. (Foto: Henrique Kawaminami)

O Governo de Mato Grosso do Sul está de olho na segunda unidade do grupo indonésio RGE (Royal Golden Eagle) em Mato Grosso do Sul. Eles já atuam em MS através da unidade da Bracell em Bataguassu, a 313 km de Campo Grande, que está definida desde maio. Há ainda uma planta prevista para Água Clara. Durante o evento “Missão Ásia”, na Casa da Indústria, em Campo Grande, esta manhã, o governador Eduardo Riedel comentou sobre o projeto, que seria o 7º no Estado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governo de Mato Grosso do Sul busca atrair a segunda unidade da fábrica de celulose da Bracell no estado. A primeira unidade, com investimento de R$ 16 bilhões, já está confirmada para Bataguassu e tem previsão de licenciamento até dezembro deste ano. Esta planta será a primeira fábrica de celulose solúvel do estado, consolidando a região como polo industrial. Enquanto a unidade de Bataguassu avança, o governo negocia a instalação de uma segunda fábrica da Bracell em Mato Grosso do Sul. Inicialmente prevista para Água Clara, onde a empresa já opera um viveiro de mudas de eucalipto, a localização da segunda planta ainda não está definida. A possibilidade de uma nova fábrica, além da já confirmada, reforça o interesse do estado em expandir a produção de celulose, visando o desenvolvimento econômico da região.

“Nós estamos falando aqui da RGE, por exemplo, de mais uma unidade de fábrica de celulose. A de Bataguassu está ok, estamos olhando já para a segunda deles”, disse. A RGE é o grupo indonésio Royal Golden Eagle, do qual a Bracell faz parte.

Em Água Clara, onde a empresa previa a megafábrica, existe operação através da MS Florestal, dedicada à produção de mudas de eucalipto em uma área de 110 mil m². Existe o plano para produção de celulose kraft — destinada a papel e embalagens, com capacidade de até 2,8 milhões de toneladas/ano — ou uma configuração mista que combine celulose kraft e solúvel, mas nada está definido.

Assim, surge a possibilidade de uma segunda fábrica de celulose da Bracell em MS, mas fora de Água Clara, diferente do que foi anunciado inicialmente e estava previsto até outubro do ano passado.

Em maio deste ano, o governador Eduardo Riedel assinou termo de concessão de incentivos fiscais que garante segurança jurídica para a instalação da primeira fábrica de celulose solúvel do Estado, um investimento de R$ 16 bilhões da Bracell. O projeto será implantado em Bataguassu, no leste sul-mato-grossense, consolidando a região como um polo industrial apelidado de “Vale da Celulose”. A expectativa é que a licença prévia para construção da unidade seja emitida até dezembro.

Hoje Mato Grosso do Sul tem duas linhas de produção da Suzano em Três Lagoas, onde também existe uma unidade da Eldorado Brasil. Ribas do Rio Pardo tem outra fábrica da Suzano, a Arauco começou obras em Inocência e a Bracell vai se instalar em Bataguassu.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.