ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, TERÇA  18    CAMPO GRANDE 22º

Enquetes

Você já teve que fazer empréstimo para pagar contas básicas este ano?

Participe votando abaixo e deixe seu relato nas redes sociais do Campo Grande News

Por Maria Gabriela Arcanjo | 18/11/2025 08:19
Você já teve que fazer empréstimo para pagar contas básicas este ano?
Aposentado segura boletos de dívidas de água e luz (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Tem sido difícil pagar contas de água, energia elétrica e outras despesas básicas em 2025? Responda à nova enquete do Campo Grande News: “Você já teve que fazer empréstimo para pagar contas básicas este ano?” e deixe seu relato pelas redes sociais do jornal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em 2025, moradores de Mato Grosso do Sul enfrentam dificuldades para pagar contas básicas devido a aumentos nas tarifas. A Sanesul aplicou reajuste de até 5,53% nas contas de água em 68 municípios, enquanto Três Lagoas teve aumento de 5,48%. O cenário econômico mostra aumento no desemprego, que subiu de 6,2% para 7% no primeiro trimestre. Para auxiliar a população, a Energisa realizou plantão de renegociação em outubro, oferecendo descontos de até 80% nas dívidas de energia elétrica na Capital.

Neste ano, todos os 68 municípios atendidos pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) tiveram aumento de até 5,53% nas contas de água a partir do primeiro dia de julho. Apenas em Três Lagoas o reajuste foi menor, de 5,48%. Os valores abrangem tarifas para uso residencial social, residencial normal, comercial, industrial e poder público.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desemprego no país aumentou de 6,2%, no último trimestre de 2024, para 7% nos primeiros três meses de 2025. Em maio, também conforme o órgão, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrou aumento de 0,17% no grupo de alimentação e bebidas.

Além da água, o acúmulo de contas essenciais para manter uma qualidade de vida razoável, como aluguel, mercado, gás de cozinha e energia elétrica, tem sido um desafio para muitas famílias. Por isso, não é incomum que pessoas recorram a empréstimos para evitar atrasos nas despesas.

Diante desse cenário, existem iniciativas de renegociação de dívidas. No mês de outubro, agências da Energisa, concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica em 73 cidades de Mato Grosso do Sul, fizeram um plantão de renegociação para consumidores da Capital. Os descontos chegaram a 80%.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Enquete

Você já teve que fazer empréstimo para pagar contas básicas este ano?

Sim

58%

Não

42%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.