ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, TERÇA  18    CAMPO GRANDE 22º

Enquetes

Enquete: 98% querem punições severas para prefeitos suspeitos de corrupção

Maioria dos leitores defende endurecimento de leis após casos que expuseram falhas no controle das prefeituras

Por Raíssa Rojas | 18/11/2025 08:11
Enquete: 98% querem punições severas para prefeitos suspeitos de corrupção
Estátua na esquina das ruas 25 de Dezembro com a Rua da Paz (Foto: Marcos Maluf)

A enquete do Campo Grande News aponta que a maioria dos leitores, 98%, acredita que os prefeitos devem ser julgados por lei mais rígida em casos de corrupção, enquanto apenas 2% acreditam que a legislação é justa.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma enquete realizada pelo Campo Grande News revelou que 98% dos leitores defendem punições mais severas para prefeitos envolvidos em casos de corrupção. Apenas 2% consideram a legislação atual adequada para julgar gestores municipais acusados de irregularidades. Os principais tipos de corrupção em prefeituras incluem desvio de recursos públicos, fraudes em licitações, nepotismo, propinas para liberação de serviços, superfaturamento de obras e uso político da máquina pública. Atualmente, prefeitos podem enfrentar sanções administrativas como multas e afastamento temporário.

A enquete de ontem (17) relembrou alguns casos de prefeitos denunciados e até afastados por envolvimento em esquemas de corrupção.

Os principais tipos de corrupção em prefeituras costumam incluir desvio de recursos públicos, quando verbas municipais são desviadas por meio de notas frias ou empresas de fachada; fraudes em licitações, em que editais são manipulados para favorecer determinadas empresas.

"Devem ser punidos como nós e não ter privilégios. Até porque são seres humanos e, que eu saiba, não são intocáveis", comenta Vanessa Oliveira nas redes sociais do Jornal.

Além disso, também há nepotismo e favorecimento, que ocorrem quando parentes ou aliados ocupam cargos sem critérios técnicos; propina para liberação de serviços, usada para acelerar processos ou aprovar obras que deveriam seguir trâmite normal.

Também tem corrupções em outros formatos, como o superfaturamento de obras e serviços, prática na qual o município paga muito acima do valor de mercado; uso político da máquina pública, que envolve empregar recursos do município para beneficiar campanhas ou aliados; e ocultação de informações públicas, quando a administração restringe acesso a dados e contratos, criando um ambiente propício a irregularidades.

A leitora Gilda Verao deixa seu comentário nas redes. "Claro, com certeza já tinha que devolver tudo em dobro. Cadeia e nunca mais participar de cargo algum. Já passou da hora de termos punições severas para corruptos".

Prefeitos podem enfrentar um leque de punições quando cometem irregularidades, começando por processos administrativos que levam a sanções como multas e afastamento temporário.

Enquete: 98% querem punições severas para prefeitos suspeitos de corrupção

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.