ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  04    CAMPO GRANDE 28º

Esportes

De medalhista a amador de 81 anos, maratona reúne 600 corredores

Provas aconteceram em circuito montado no autódromo, com distâncias de até 42 km e largadas ao amanhecer

Por Gabi Cenciarelli e Raíssa Rojas | 04/05/2025 09:40
De medalhista a amador de 81 anos, maratona reúne 600 corredores
Primeira maratona de João, de 81 anos (Foto: Raíssa Rojas)

Com mais de 600 participantes, uma das maiores celebrações da corrida de rua de Campo Grande reuniu, na manhã deste domingo (4), desde medalhistas olímpicos até um estreante de 81 anos. A competição foi realizada no Autódromo Internacional de Campo Grande Orlando Moura e contou com a presença de atletas profissionais e amadores.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande sediou neste domingo (4) a 14ª Maratona VO2 de Revezamento, reunindo mais de 600 atletas, de amadores a profissionais, incluindo o medalhista paralímpico Yeltsin Jacques. O evento ocorreu no Autódromo Internacional Orlando Moura e contou com percursos de 10,5 km, 21 km e 42 km, além da modalidade revezamento em equipes de 4 a 12 integrantes. Entre os destaques, estão o estreante João Suiquiti Taira, de 81 anos, que completou sua primeira corrida, e Elizabete Costa, que conquistou o segundo lugar na prova individual de 10 km. Yeltsin Jacques, em preparação para o mundial, celebrou o clima do evento. A maratona também promoveu a confraternização entre equipes e participantes, com premiações para os melhores colocados em diversas categorias.

Entre arquibancadas cheias, torcidas barulhentas e vuvuzelas, um corredor em especial chamou a atenção. João Suiquiti, de 81 anos, decidiu correr pela primeira vez na vida. Mesmo com as limitações físicas da idade, ele encarou o desafio com entusiasmo.

"Participar é a melhor coisa que tem, né? Meu amigo me incentivou, e eu comecei a treinar semana passada. Fui na praça quatro vezes, queria correr 400 metros, mas por enquanto consegui 200. Agora eu tenho vontade de correr nas próximas", contou João.

Outra atleta amadora que se destacou foi Elizabete Costa, que conquistou o segundo lugar na categoria feminina da prova individual de 10 km. Essa foi apenas a segunda corrida da qual participou, e já com um ótimo desempenho, mesmo enfrentando as altas temperaturas.

De medalhista a amador de 81 anos, maratona reúne 600 corredores
Elizabete Costa após ser premiada em maratona (Foto: Raíssa Rojas)

"Uma prova forte por conta do sol, mas foi bem legal. As mulheres, em geral, alcançaram bons tempos no 10 km. Meu objetivo é sempre dar o meu melhor e melhorar em relação à corrida anterior", afirmou.

Com ainda mais quilômetros de experiência, o medalhista paralímpico Yeltsin Jacques também participou da maratona, competindo na modalidade de revezamento em grupo. Em conversa com o Campo Grande News, ele destacou o clima de celebração do evento.

"Pra mim é sempre bom correr em Campo Grande. Estamos em preparação para o campeonato mundial, mas correr aqui, ver os ônibus, as equipes, a galera animada, é muito gostoso. E a prova foi boa, né? Deu pra ver que a gente está bem para competir", disse o atleta.

De medalhista a amador de 81 anos, maratona reúne 600 corredores
Medalhista olímpico também participou do evento (Foto: Raíssa Rojas)

Maratona - A 14ª Maratona VO2 de Revezamento movimentou o Autódromo neste domingo, reunindo centenas de corredores em provas individuais e por equipes. O evento também marcou a realização da 10ª Maratona VO2 Cidade de Campo Grande, da 9ª Meia Maratona e da 5ª Corrida 10k.

Com largadas a partir das 6h30, os atletas enfrentaram percursos de 42 km, 21 km e 10,5 km em um circuito de 3,5 km montado dentro do autódromo. No revezamento, as equipes, formadas por 4 a 12 integrantes, se alternavam a cada volta, utilizando munhequeiras e número de peito para controle.

As categorias foram divididas entre equipes masculinas, femininas e mistas — estas com exigência mínima de mulheres na formação. A estrutura do evento incluiu suporte médico, banheiros, estacionamento e espaço reservado para assessorias esportivas.

De medalhista a amador de 81 anos, maratona reúne 600 corredores
Rudinei é organizador técnico do evento com mais de 600 inscrições (Foto: Raíssa Rojas)

Para Rudinei Souza Alves, organizador técnico do evento, a maratona tem como objetivo reunir a comunidade da corrida em um ambiente de confraternização. "Reunimos 650 pessoas, é tradicional mesmo. A cada ano a gente muda só um pouco, mas as equipes já sabem como funciona. Elas fazem churrasquinho, trazem mesa de frutas... querem vir aqui para confraternizar", destacou.

A premiação contemplou os melhores colocados no geral, por faixa etária nas provas individuais, e também as três primeiras equipes de cada categoria e formação no revezamento.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias