Juventude com experiência, a receita do Ivinhema para 2026
Clube não irá antecipar o início da temporada de treinos para dezembro, por entender que não vale muito a pena

Experiência e juventude é uma combinação que normalmente funciona em todos os setores, especialmente no futebol. É o que pretende fazer o Ivinhema Futebol Clube, vice-campeão estadual em 2025, para ser mais bem sucedido na temporada de 2026, segundo o gerente do clube, o ex-jogador Alex José da Cruz. A receita para o buscar o sucesso no próximo ano será mesclar o elenco profissional com jogadores do Sub-20.
Em 2026 o Ivinhema terá pela frente pelo menos dois desafios importantes: a Copa do Brasil e o Campeonato Estadual. “Acredito que formar um elenco jovem, mesclado com jogadores mais experientes de 24 e 25 anos, pode ser o ideal, até pela capacidade de investimento que a gente tem seria o ideal”, disse Alex Cruz, um ex-jogador natural de Fátima do Sul (MS), que iniciou a carreira no próprio Ivinhema, rodou por vários clubes brasileiros, incluindo o Flamengo na temporada de 2009, e parou de jogar profissionalmente em 2014, aos 29 anos, por conta de uma lesão no tornozelo direito.
Ainda sobre o planejamento para 2026, Alex Cruz disse que o Ivinhema não irá antecipar o início da sua preparação, como fizeram o Dourados Atlético Clube e o Pantanal, que abriram a temporada de 2025 em dezembro de 2024. “Já tivemos uma pré-conversa e devemos iniciar a nossa preparação em janeiro, porque se a gente começar em dezembro o investimento se torna muito alto e as vezes nem compensa. Tem o exemplo do DAC e do Pantanal que começaram em dezembro do ano passado e nem por isso tiveram êxito no Estadual deste ano”, comentou ele.
O Dourados Atlético Clube foi eliminado nas quartas de final do Estadual, ao perder para o Águia Negra de Rio Brilhante nas penalidades, além de ser desclassificado pelo Caxias-RS logo na primeira fase da Copa do Brasil ao perder por 2 a 0 para o time gaúcho. Já o Pantanal chegou até a semifinal do Estadual e foi eliminado pelo Operário, que fez a final com o Ivinhema e se tornou campeão. “Claro que é importante começar o quanto antes, chegar nas competições mais bem preparado fisicamente, mas o investimento é muito alto e as vezes não faz tanta diferença”, frisou Alex Cruz.