ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Filme feito por DJ de MS e Leonardo DiCaprio está na mira do Oscar

Yanuni está na lista de documentários pré-selecionados com chances de levar a estatueta em 2026

Por Natália Olliver | 18/12/2025 13:29
Filme feito por DJ de MS e Leonardo DiCaprio está na mira do Oscar
Eric Marky Terena está como produtor executivo e fez trilha sonora (Foto: Arquivo pessoal)

O filme Yanuni, produzido pelo DJ campo-grandense Eric Marky Terena e o ator norte-americano Leonardo DiCaprio, entrou para a lista de documentários pré-selecionados ao Oscar 2026. Para quem não acompanha a premiação mundial, se um trabalho entra na chamada “shortlist”, significa que ele ainda tem chance de ser indicado de fato. Mesmo assim, a conquista já está sendo comemorada por aqui.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O documentário "Yanuni", coproduzido pelo DJ campo-grandense Eric Marky Terena e Leonardo DiCaprio, foi pré-selecionado ao Oscar 2026. O filme, que levou oito anos para ser concluído, retrata a vida da cacique Juma Xipaia e sua luta pela proteção da Amazônia. A produção, que já venceu 17 festivais internacionais, incluindo o Tribeca Festival em Nova York, conta com trilha sonora original gravada com a Orquestra de Viena. O documentário está disponível na plataforma MUBI e mistura elementos de suspense e biografia, fugindo do formato tradicional de documentários sobre natureza.

Em entrevista ao Lado B, Eric explica que o documentário é uma coprodução internacional, com brasileiros e indígenas. O projeto demorou 8 anos para ficar pronto, incluindo a produção e a pós-produção.

O filme retrata a vida da cacique indígena Juma Xipaia, (liderança da aldeia Kaarimã, em Altamira (PA)) que luta para proteger a Amazônia, apesar das tentativas de assassinato. Sua luta se intensifica após descobrir que está grávida, enquanto seu marido, um agente das Forças Especiais do Ibama, Hugo Loss,  que coordenou operações de alto risco contra o garimpo ilegal, permanece ao seu lado.

Além de estar na produção executiva, Eric também participou da criação da trilha sonora original do filme e dos efeitos sonoros especiais, feitos com a Orquestra de Viena.

“Foram mais de 5 anos de gravação e mais 3 anos de pós-produção. Acredito que o documentário teve seus desafios, mas o diretor Richard Ladkani teve que enfrentar diversos obstáculos. Para mim, gravar com a Orquestra de Viena foi algo único na minha vida e carreira. Eu, que vim de aldeia, de família indígena do povo Terena de Mato Grosso do Sul, não imaginaria chegar tão longe”, comenta.

No mesmo Syncronstage, também foram gravadas trilhas sonoras de Senhor dos Anéis, Star Wars, Batman, Sandman e Anéis do Poder.

“Para além da produção executiva e do desenho sonoro para o documentário, Yanuni é uma bandeira de luta global para os povos indígenas. Ganhando mais de 17 festivais internacionais pelo mundo todo, o filme representa o empoderamento indígena no cinema e mostra um outro ponto de vista para nossa realidade.”

Filme feito por DJ de MS e Leonardo DiCaprio está na mira do Oscar
Filme feito por DJ de MS e Leonardo DiCaprio está na mira do Oscar
Projeto é estrelado pela cacique Juma Xipaia (Foto: Arquivo pessoal)

Yanuni disputa com outros documentários de peso, como Alabama: Presos do Sistema, Apocalipse nos Trópicos, Coexistence, My Ass!, Come See Me in the Good Light, Cover-Up, Cutting through Rocks, Folktales, Holding Liat, Mr. Nobody against Putin, Mistress Dispeller, My Undesirable Friends: Part 1 – Last Air in Moscow, A Vizinha Perfeita, Seeds e A 2000 Metros de Andriivka.

O projeto está disponível na plataforma MUBI e foge do formato tradicional de documentário de natureza. Ele mistura suspense e biografia.

Antes de chegar ao radar do Oscar, o projeto venceu o Tribeca Festival, em Nova York, considerado como Melhor Longa Documental. No Brasil, ele também levou o prêmio popular na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O resultado final da lista de selecionados deve sair em janeiro.

 Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.