Rica em vitamina C, pitanga é fruta da estação que vira cupcake
Nutricionista revela benefícios da pitanga e ensina receitas práticas com a fruta

Muita gente adora, mas não sabe que as pitangas, famosas frutinhas vermelhas que, vira e mexe, aparecem pela cidade, podem virar até cupcake. Além de bonita e saborosa, ela também é uma verdadeira aliada da saúde. Uma única fruta já supera a quantidade de vitamina C de uma laranja pequena. Ela é uma das frutas da estação do mês de outubro, então melhor aproveitar.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A pitanga, fruta típica de outubro, é mais versátil e nutritiva do que muitos imaginam. Uma única unidade contém mais vitamina C que uma laranja pequena, além de possuir licopeno, importante para a saúde cardiovascular, e propriedades anti-inflamatórias que auxiliam no alívio de dores articulares. A fruta pode ser utilizada em diversas receitas, como cupcakes e sorvetes caseiros. A nutricionista Júlia Melo destaca que, além dos benefícios nutricionais, a pitanga é diurética, contribui para o controle da pressão arterial e auxilia na digestão, graças ao seu teor de fibras.
A nutricionista Júlia Melo explica que o poder da frutinha é maior do que as pessoas imaginam e que muitos até não sabem.
“Ela auxilia na imunidade e tem fibras alimentares, parceiras do intestino. Por possuir coloração vermelha, apresenta o licopeno, que auxilia na saúde cardiovascular”. A receita que Júlia fez é fácil e acessível; outra opção para aproveitar a fruta é fazer sorvete dela. Para fazer o cupcake de pitanga você vai precisar de:
2 xícaras de farinha integral
1 xícara de pitanga
½ xícara de óleo vegetal, de preferência
3 ovos
½ xícara de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de fermento
A massa é simples: só bata os líquidos e o açúcar, junte a farinha e o fermento. Em seguida, asse de 35 a 40 minutos a 180 °C. Por último, distribua a massa em forminhas de cupcake ou como preferir.
Também dá para inventar e fazer um creme com a fruta para decorar. Aqui, o processo é um pouco mais longo. Os ingredientes são:
1 xícara de pitangas frescas sem caroço
½ xícara de leite
½ xícara de creme de leite ou leite condensado (para versão mais doce)
2 colheres (sopa) de açúcar ou mel
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
Para fazer, bata a fruta no liquidificador com o leite até formar um purê liso. Em seguida, leve o conteúdo a uma panela e misture o purê, o creme de leite (ou leite condensado), o açúcar e o amido de milho.
Depois, cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até o creme engrossar e ficar firme o suficiente. Você pode acrescentar essência de baunilha e misturar bem. Por último, deixe esfriar e decore. Se quiser, use um bico de confeiteiro para fazer os detalhes. Também é possível colocar chantilly, combinando com o azedinho da pitanga.
Outra receita que a nutricionista indica é o sorvete de pitanga. Para isso, você vai precisar de:
1–2 xícaras de pitangas sem caroço
1 banana madura congelada
½ copo de iogurte natural sem sabor
1 colher (sopa) de mel (opcional)
“Bata tudo no processador até formar um creme homogêneo. Leve ao freezer por 2–3 horas antes de servir. Além dos efeitos citados, a fruta ainda é diurética, contribuindo para o controle da pressão e da retenção de líquidos. A vitamina A presente na fruta mantém a pele saudável e cuida da visão, enquanto suas propriedades anti-inflamatórias podem aliviar dores articulares. As fibras ajudam na digestão, equilibram a glicemia e fornecem energia.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.