ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUARTA  06    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Evento na capital discutirá os riscos de conflitos com onças-pintadas em MS

Especialistas internacionais e do Brasil vão debater estratégias de prevenção a ataques de felinos

Por Judson Marinho | 06/08/2025 14:48
Evento na capital discutirá os riscos de conflitos com onças-pintadas em MS
Onça-pintada Timburé na Fazenda Caiman, no Pantanal de Mato Grosso do Sul (Foto: Lucas Morgado)

Nos dias 26 e 27 de agosto, Campo Grande receberá o I Workshop Internacional “Conflitos com Grandes Felinos: Riscos, Causas e Soluções”, dedicado ao debate de ações preventivas e respostas eficazes para situações envolvendo onças-pintadas, pumas, leões, tigres e outras espécies. O encontro será realizado na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), com participação presencial e transmissão online.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande sediará o I Workshop Internacional sobre Conflitos com Grandes Felinos em agosto de 2025. O evento, que acontecerá na sede da FAMASUL, reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutir estratégias de prevenção e resposta a conflitos envolvendo felinos de grande porte. O encontro contará com a presença do governador Eduardo Riedel e do presidente do IBAMA, além de representantes da Índia, EUA, Bangladesh, África do Sul e América Latina. A programação inclui painéis sobre ecoturismo responsável, protocolos de manejo e comunicação de crises, culminando com a elaboração de diretrizes para convivência com grandes felinos.

O espaço será de diálogo técnico e multidisciplinar, integrando experiências de campo, saberes locais e políticas públicas, com foco na conservação dessas espécies, na segurança das comunidades e no ecoturismo responsável.

No primeiro dia de evento, o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB) participará da cerimônia de abertura junto com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. Um dos palestrantes do workshop será o mestre em Ciências Ambientais e pesquisador pantaneiro, especialista em onças-pintadas, Diego Viana, que compartilhou nas redes sociais sobre a sua participação no evento.

"Terei a honra de abrir o evento com a Conferência Magna, compartilhando experiências do Pantanal e reflexões sobre o medo ancestral e a construção da coexistência. No segundo dia, também mediarei o Painel 7, dedicado ao caso de Corumbá, trazendo ao centro da discussão uma experiência real, local e interinstitucional de manejo de conflitos com onças em áreas urbanas", declarou Diego.

O evento também contará com representantes da Índia, EUA, Bangladesh, África do Sul e América Latina, abordando temas como protocolos de manejo, prevenção de conflitos, ecoturismo responsável, políticas públicas e comunicação de crises.

Confira a programação do evento:

1º dia de evento (26/08):

  • Abertura: 8h30

  • Conferência Magna: 9h

  • Painel 1 (9h30 – 11h): Conflitos com Grandes Felinos na América Latina: Desafios e Aprendizados com a Onça-Pintada e o Puma

  • 11h – 12h30: Intervalo para almoço

  • Painel 2 (13h – 15h): Ecoturismo Responsável e Grandes Felinos: Riscos e Boas Práticas

  • Painel 3 (15h30 – 17h30): Mesa-Redonda Internacional: Grandes Felinos e Conflitos Humanos em Perspectiva Global

  • 17h30: Encerramento do dia + Debate livre

2º dia de evento (27/08):

  • Painel 4 (8h30 – 10h): Resposta a Incidentes com Grandes Felinos: Protocolos em Diferentes Realidades

  • Painel 5 (10h30 – 12h): Medidas Estruturais para Prevenção de Conflitos: Lições da Experiência Corporativa / Iniciativa Privada

  • Painel 6 (13h30 – 15h): Conflitos com Grandes Felinos na Mídia: Comunicação de Crises e Lições Globais

  • Painel 7 (15h – 16h30): Estratégias Integradas para a Coexistência com Grandes Felinos: Caso Corumbá

  • Painel 8 (17h – 18h): Discussão técnica para publicação de recomendações oficiais

A programação se encerra às 18h com a elaboração coletiva de uma Carta de Diretrizes para a Convivência com Grandes Felinos.

O workshop será organizado pelo Instituto SOS Pantanal, Associação Onçafari, Instituto Onça-Pintada e Instituto Homem Pantaneiro.