ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, TERÇA  22    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Grupo de 11 tucanos se junta a macacos-pregos em programa de reabilitação

Localizada em Aquidauana, Reserva Santa Sofia, desde 2021, é uma área de soltura de animais silvestres

Por Jéssica Fernandes | 22/07/2025 13:38
Grupo de 11 tucanos se junta a macacos-pregos em programa de reabilitação
Grupo de 11 anos chegou ao recinto através do Imasul. (Foto: Ana Monteiro)

Em ação conjunta com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o Projeto Onçafari recebeu um grupo de 11 tucanos na reserva localizada em Aquidauana, a 141 km da Capital. Além das aves, a Reserva Santa Sofia também abriga outros moradores temporários, como um grupo de macacos-pregos que, desde março, vive em um dos quatro recintos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Reserva em Aquidauana recebe tucanos e macacos para reabilitação. Onze tucanos e um grupo de macacos-pregos chegaram à Reserva Santa Sofia, em Aquidauana (MS), para reabilitação. Os tucanos, oriundos de captura e entrega voluntária, passarão por um período de recuperação das penas da cauda e treinos de voo antes de retornarem à natureza. Os macacos-pregos, resgatados de diversas situações, receberam colares de monitoramento para acompanhamento da adaptação e comportamentos. A reserva, parte do Projeto Onçafari em parceria com o Imasul, também abriga um centro de reintrodução de animais silvestres com recintos para diferentes espécies do Pantanal, incluindo grandes felinos, aves e ungulados. Recentemente, quatro pacas reabilitadas foram soltas em parceria com o Cras.

Esses moradores de diferentes espécies foram apresentados nas redes sociais do projeto nesta terça-feira (22). A começar pelos primatas, que foram resgatados das “mais diversas situações” e estão sob os cuidados da equipe.

Como o objetivo é que, em breve, eles retornem à natureza, os macacos receberam colares de monitoramento por VHF (Very High Frequency). Eles ainda vão permanecer por mais um tempo no recinto, onde seguem aprimorando comportamentos naturais e se preparam para voltar à vida selvagem.

Grupo de 11 tucanos se junta a macacos-pregos em programa de reabilitação
Grupo de primatas está desde março na reserva que compõem o Centro de Reintrodução de Animais Silvestres.

“Enquanto isso, nossa equipe vai analisar o funcionamento dos colares e monitorar a adaptação dos animais ao equipamento”, escreveu o projeto nas redes.

Os 11 tucanos são oriundos de captura e entrega voluntária pela população. Eles também devem retornar à natureza, mas, até lá, vão permanecer no recinto para reestabelecer as penas de cauda, realizar treinos de voo e estarem aptos para voltar com segurança e de forma independente ao ambiente natural.

Enquanto uns chegam à Reserva Santa Sofia, outras espécies vivem a etapa de soltura. Em parceria com o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), o Onçafari fez a soltura de quatro pacas.

Grupo de 11 tucanos se junta a macacos-pregos em programa de reabilitação
Macaco-prego passou por procedimento para receber o colar de monitoramento.

Sobre a reserva – Em 2021, a Reserva Santa Sofia, localizada em Aquidauana (MS), foi aprovada pelo Governo do Estado como uma área de soltura de animais silvestres. Desde então, sua infraestrutura tem sido continuamente expandida e, atualmente, abriga quatro recintos que compõem o Centro de Reintrodução de Animais Silvestres.

Esse espaço é dedicado à reabilitação e soltura de diversas espécies do Pantanal, incluindo grandes carnívoros, primatas, aves e outros.

A reserva possui quatro recintos construídos para reproduzir o ambiente natural dos animais. Os diferentes recintos têm capacidade para receber grandes carnívoros, primatas, aves.

Grupo de 11 tucanos se junta a macacos-pregos em programa de reabilitação
Vista área de um dos recintos da Reserva Santa Sofia, localizada em Aquidauana.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.