ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 34º

Meio Ambiente

Pior que deserto, MS tem quatro municípios entre os menores índices de umidade

Cidade de Aquidauana liderou o ranking nacional e registrou apenas 14%; tempo seco também atingiu a Capital

Por Clara Farias | 21/11/2025 13:26
Pior que deserto, MS tem quatro municípios entre os menores índices de umidade
Sol forte registrado na Avenida Eduardo Elias Zahran, Jardim Paulista (Foto: Juliano Almeida)

Mato Grosso do Sul voltou a registrar condições críticas de umidade relativa do ar nesta quinta-feira (20), com quatro municípios entre os menores índices do país, conforme medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A cidade de Aquidauana, a cerca de 150 quilômetros de Campo Grande, liderou o ranking nacional, com apenas 14% de umidade.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul registrou índices críticos de umidade relativa do ar nesta quinta-feira, com quatro municípios entre os menores do país. Aquidauana liderou o ranking nacional com 14% de umidade, valor inferior à média do Deserto do Saara, que é de 16%. O Instituto Nacional de Meteorologia mantém alerta de baixa umidade para 66 municípios do estado até sexta-feira, com previsão de índices entre 20% e 30%. Recomenda-se evitar exposição prolongada ao sol, manter hidratação frequente e redobrar cuidados com grupos vulneráveis.

O índice registrado no município pode ser considerado até pior do que o desértico, visto que a média registrada no Deserto do Saara gira em torno de 16%. Outros municípios sul-mato-grossenses também apareceram na lista das menores umidades do país.

Sonora marcou 16%, mesmo índice anotado em Nhumirim, no Pantanal. A Capital e a região de Corumbá registraram 18%, índice considerado de alerta pelo Inmet.

Para esta sexta-feira (21), o Inmet mantém o aviso de baixa umidade em vigor até 21h, com previsão de índices variando entre 20% e 30%, faixas consideradas de atenção e alerta moderado. A recomendação é evitar exposição prolongada ao sol, hidratar-se com frequência e redobrar cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.

O aviso meteorológico inclui 66 municípios de Mato Grosso do Sul, entre eles: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados.

Outras cidades que estão sob alerta são Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.