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Medo de golpes leva contribuintes a enfrentar longas filas para aderir ao Refis

Programa segue até 12 de dezembro e pode ser realizado pela internet e na Central do Cidadão

Por Clara Farias e Gabi Cenciarelli | 24/11/2025 16:24
Medo de golpes leva contribuintes a enfrentar longas filas para aderir ao Refis
Pessoas aguardando por atendimento na Central do Cidadão (Foto: Paulo Francis)

Com o alto fluxo de pessoas para realizar o Refis (Programa de Regularização Fiscal), a Central do Cidadão registra espera de até quatro horas para atendimento. Embora a negociação possa ser feita pela internet, o medo de golpes faz com que muitos prefiram o atendimento presencial. O programa segue até 12 de dezembro, e a Prefeitura de Campo Grande espera arrecadar R$ 50 milhões.

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O Programa de Regularização Fiscal (Refis) em Campo Grande registra longas filas de espera, com tempo médio de atendimento de até quatro horas na Central do Cidadão. Apesar da possibilidade de negociação online, muitos contribuintes preferem o atendimento presencial por receio de golpes. A Prefeitura espera arrecadar R$ 50 milhões até 12 de dezembro. A nova edição do Refis traz mudanças significativas, como a flexibilização das regras de cancelamento por inadimplência e a introdução da Transação Fiscal, que permite parcelamentos em até 120 vezes para débitos superiores a R$ 150 mil. O atendimento pode ser realizado pela internet ou presencialmente na sede da Secretaria, das 8h às 16h.

A reportagem do Campo Grande News esteve na Central do Cidadão na tarde desta segunda-feira (24) e encontrou o local lotado, com muitos contribuintes aguardando em pé. O aposentado Carlos Alberto Gusmão, de 74 anos, contou que chegou ao local às 11h.

Segundo ele, a procura pelo atendimento presencial foi motivada pelo desejo de tirar dúvidas e conseguir parcelar o Refis. “Mesmo sendo idoso, estando na preferencial, ainda está longe de eu ser atendido”, afirmou. Ele relata que, desde que chegou, observou grande movimento. “Mais cedo havia ainda mais gente. Agora até que está mais vazio e a fila está diminuindo. Mas estou até agora esperando”, completou.

A dona de casa Nilze Alves de Oliveira, de 61 anos, chegou ao local por volta das 13h20. Segundo ela, apenas duas mesas estavam atendendo quem estava na fila preferencial. “Quando eu era jovem, queria ir logo para a fila preferencial e ser atendida mais rápido, mas agora vejo que está uma demora”, disse.

Na avaliação dela, o atendimento preferencial deveria contar com mais funcionários. Nilze precisou ir presencialmente porque o login no site do Refis apareceu como “bloqueado”. Mesmo com a longa espera, decidiu aguardar para aproveitar o desconto. “Faltam 43 pessoas a serem atendidas antes de mim. Vamos ver se dá certo até às 17h”, afirmou.

O pedreiro Itamar Martins, de 58 anos, chegou à Central do Cidadão por volta das 13h. Ele conta que é a primeira vez que busca atendimento no local e não tem muitas esperanças de ser atendido ainda hoje. No momento da entrevista, ainda havia mais de 100 pessoas na frente dele.

Medo de golpes leva contribuintes a enfrentar longas filas para aderir ao Refis
Pedreiro Itamar Martins, em entrevista ao Campo Grande News (Foto: Paulo Francis)

“Está demorando muito, mas vou ter que ficar aqui. Já esperei tudo isso. Não compensa ir para casa. Se não der tempo hoje, aí só no ano que vem. Tirei a folga hoje só para conseguir fazer isso”, relatou.

A dona de casa Marilza Alves da Silva, de 40 anos, pegou a senha 477 ao chegar por volta das 14h20. “Tem mais de cem pessoas na minha frente”, lamentou. Ela afirma que, se não for atendida hoje, não terá como voltar à Central do Cidadão.

“Tem um monte de gente que fica mais de meia hora no atendimento. Falta uma consideração, eu acho, com as outras pessoas que estão aqui na fila”, criticou. Ela diz que nunca tentou fazer o procedimento pela internet e prefere o presencial por sentir mais segurança.

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Marilza segurando senha de atendimento (Foto: Paulo Francis)

Refis – Nesta edição, o Refis traz duas mudanças principais. A primeira é a flexibilização da regra de cancelamento automático para contribuintes que atrasarem o pagamento das parcelas. Antes, o parcelamento era encerrado automaticamente após dois meses de inadimplência. Agora, o contribuinte será notificado previamente e terá direito à ampla defesa e ao contraditório antes que o acordo seja desfeito.

A segunda novidade é a Transação Fiscal, mecanismo que permite negociações individualizadas para débitos a partir de R$ 150 mil, com possibilidade de parcelamento em até 120 vezes, mediante análise da Câmara de Conciliação Fiscal.

A adesão pode ser feita de forma totalmente on-line, pelo site refis.campogrande.ms.gov.br ou presencialmente, das 8h às 16h, na sede da Secretaria.

O Campo Grande News tentou contato com a Prefeitura, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações futuras.

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