ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  06    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

Não há vida sem estresse e desafios - a “hormese”

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 06/05/2025 08:10
Não há vida sem estresse e desafios - a “hormese”

Como você sabe, um dos componentes mais importantes dos ecossistemas da Terra são as árvores. Por esse motivo, os cientistas imaginaram que elas seriam o pilar de uma pesquisa feita em uma redoma chamada “Biosfera 2”. Plantaram muitas delas. As árvores da Biosfera 2 começaram bem. Devidos às condições favoráveis dentro dessa estufa gigante, elas cresceram rapidamente. Mas antes que o experimento terminasse, muitas delas estavam mortas.


Não há vida sem estresse e desafios - a “hormese”

Tem tudo e mesmo assim morre?

O que faltou a elas? Não faltaram cuidados e proteção. Muito pelo contrário. O que faltou na Biosfera 2 foi o estresse. Mais especificamente, o estresse ao qual o vento em geral as submete. Embora o vento seja um dos piores inimigos das árvores, elas não podem viver sem ele. O ataque incansável do vento faz com que as árvores criem resistência e se fortaleçam. Se o vento for removido, as árvores ficam tão fracas que tombam sob seu próprio peso.


Não há vida sem estresse e desafios - a “hormese”

Por que os humanos morrem mais cedo por tomar antioxidantes?

Pense na história dos radicais livres e dos antioxidantes. Por que as pessoas morrem mais cedo quando tomam suplementos antioxidantes? Pelo mesmo motivo que as arvores morrem sem o vento. O fator estresse mantém o organismo forte. Esse fenômeno - tornar-se mais forte com a adversidade - é chamado de “hormese”.


Não há vida sem estresse e desafios - a “hormese”

O paradoxo dos exercícios físicos.

É verdade que se você não praticar exercícios físicos morrerá mais cedo? Não é tão simples como muitos pensam. Pense no que realmente acontece quando você está correndo. Sua frequência cardíaca e pressão arterial disparam. A cada passo, seus músculos e ossos são sobrecarregados e tensionados. E como o exercício requer energia, seu metabolismo dispara, o que aumenta a produção de radicais livres. Isso mesmo, o exercício provoca diretamente a produção de moléculas prejudiciais. No entanto, a longo prazo, o exercício o torna mais saudável. Isso se deve ao fato de que o esforço serve como uma mensagem: “Você precisa ficar mais forte”. É o hormese agindo no corpo humano. Não há vida sem estresse e desafios.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias