ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 31º

Enquetes

Recursos de multas de trânsito devem ser usados para financiar a CNH Social?

Participe votando abaixo e deixe seu comentário nas redes sociais do Campo Grande News

Por Gabriel Neris | 16/10/2025 07:29
Recursos de multas de trânsito devem ser usados para financiar a CNH Social?
Passagem de veículos na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande (Foto: Osmar Veiga)

Você concorda que recursos de multas de trânsito sejam usados para financiar a CNH Social? Participe votando abaixo e deixe seu comentário nas redes sociais do Campo Grande News.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul avança com projeto que permite ao Detran utilizar recursos de multas de trânsito para financiar o programa CNH Social, que oferece habilitação gratuita a pessoas de baixa renda.Desde sua criação, o programa já beneficiou mais de mil sul-mato-grossenses. A proposta, que ainda precisa de nova votação antes da sanção, visa ampliar o acesso ao documento e criar oportunidades no mercado de trabalho, especialmente para quem necessita da CNH como requisito profissional.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul deu um passo importante para ampliar o acesso à habilitação. Avançou o projeto de lei que autoriza o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) a usar parte dos recursos arrecadados com multas de trânsito para custear o programa CNH Social, que oferece a Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente a pessoas de baixa renda.

Atualmente, o dinheiro das multas é destinado apenas a ações como sinalização, fiscalização, engenharia e educação no trânsito. A proposta em discussão quer mudar essa destinação, permitindo que parte desses valores seja aplicada no pagamento de taxas, exames médicos, aulas teóricas e práticas para quem não tem condições de arcar com os custos do processo de habilitação.

Desde a criação do programa, mais de mil sul-mato-grossenses já foram beneficiados com a emissão gratuita da CNH. A iniciativa busca não apenas ampliar o acesso ao documento, mas também abrir portas no mercado de trabalho, especialmente para quem precisa da habilitação como requisito profissional. O projeto ainda precisa passar por nova votação antes de seguir para sanção.

Enquete

Você concorda que recursos de multas de trânsito sejam usados para financiar a CNH Social?

Sim, é justo para promover inclusão

41%

Não, multas são para educação e fiscalização

59%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.