Bolo de Santo Antônio ganha novo formato e vem 50g mais pesado neste ano
Mudança de pote busca reduzir desperdício e melhorar rendimento

O tradicional bolo de Santo Antônio terá novo formato e 50 gramas a mais neste ano. As mudanças foram anunciadas na manhã desta terça-feira (13) por Fernanda Corrêa, coordenadora de produção, durante coletiva realizada na Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio, no Centro de Campo Grande.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Bolo de Santo Antônio terá novo formato e 50g a mais em Campo Grande. A mudança do pote redondo para o quadrado visa reduzir o desperdício de massa, aumentando o bolo para 500g. A receita da massa e recheio continua a mesma, mas dois pares de alianças de ouro estarão entre as 3 mil escondidas. A produção oficial dos 17 mil bolos começa dia 2 de junho. Os convites, a R$ 15, são vendidos na secretaria da Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio, no Centro, ou após as missas.
A primeira fornada do bolo do santo casamenteiro foi feita nesta manhã, mas por enquanto, trata-se apenas de um teste. “A gente gosta de testar, principalmente por conta dos fornecedores. Às vezes, de um ano para o outro, muda a marca ou não conseguimos encontrar a mesma. Por isso, é importante esse preparo”, explica Fernanda.
Este ano, o teste também servirá para ajustar a nova quantidade de ingredientes. Isso porque o tradicional pote redondo, adotado desde a pandemia, será substituído por um modelo quadrado.
“A gente também queria ver a rentabilidade. O quanto iria render a mais, como seria o processo de montagem, ensinar a equipe… então é importante fazer esse teste todo ano, independente da receita ser a mesma”, acrescenta.
A mudança de formato foi pensada para reduzir o desperdício. O pote redondo deixava muitos retalhos de massa, enquanto o quadrado permite melhor aproveitamento. Com isso, o bolo ganhou 50 gramas extras.
Outra novidade está nas alianças escondidas no recheio. Dos 3 mil pares colocados, dois serão de ouro, o que não ocorria há dois anos. A receita da massa e do recheio, no entanto, permanece inalterada.
Apesar da fornada de teste já ter sido feita, a produção oficial do bolo começa apenas no dia 2 de junho.
Onde comprar – A expectativa é de produzir 17 mil bolos de pote neste ano. Os convites custam R$ 15 e estão à venda na secretaria da Catedral ou após as missas. A igreja fica na Travessa Lídia Baís, s/n, no Centro de Campo Grande.
Horário de atendimento da secretaria:
Segunda-feira: 13h30 às 17h30
Terça a sexta-feira: 7h30 às 17h30
Sábado: 7h30 às 11h
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.