Agraer tem novo diretor após rompimento político entre Riedel e PT
Servidor de carreira, Fernando Nascimento assume o comando com missão de fortalecer a agricultura familiar

O governador Eduardo Riedel (PP) nomeou nesta terça-feira (23) Fernando Luiz Nascimento como novo diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). A nomeação foi publicada em edição do Diário Oficial do Estado, um dia depois da exoneração de Washington Willeman de Souza, servidor indicado pelo PT, que deixou o cargo após o rompimento do partido com a base de apoio do governo.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Graduado em engenharia agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e em direito pela UNAES, Nascimento tem longa trajetória no setor público. Foi engenheiro agrônomo da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) entre 1985 e 1988, extensionista rural da Empaer (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul) entre 1988 e 2002 e analista de desenvolvimento socioeconômico da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) entre 2003 e 2024. Também ocupou funções estratégicas, como secretário-adjunto de Agricultura (1994) e assessor da presidência da Empaer (1999–2000).
- Leia Também
- Riedel exonera titular da Agraer, mais um nome indicado pelo PT
- Governo exonera chefias do PT, um mês após anúncio de desembarque da base
Na própria Agraer, Fernando Nascimento já exerceu o cargo de diretor executivo entre 2019 e 2023, período em que coordenou projetos voltados à agricultura familiar. Ele também presidiu o Conselho Estadual de Agrotóxicos entre 2023 e 2024 e foi coordenador de agricultura da Semadesc.
Em nota, o Governo do Estado destacou que o novo diretor chega ao cargo “com a missão de fortalecer as políticas públicas voltadas ao setor agropecuário e ampliar as ações de apoio aos produtores rurais”. O próprio Nascimento reforçou esse compromisso. “Nosso objetivo é fortalecer a Agraer como referência em extensão rural e garantir que o agricultor familiar tenha acesso às melhores condições de produção e comercialização, sempre em sintonia com as políticas de desenvolvimento sustentável do Governo do Estado”, afirmou.
A mudança integra a série de substituições em cargos comissionados ligadas ao rompimento político entre o governador Eduardo Riedel e o PT, anunciado no início de setembro. O partido já havia perdido indicações na área de cidadania e em postos ligados à agricultura familiar.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.