ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  21    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Secretário sugere que "advogados do libera geral" renunciem UTI em caso de covid

Nas últimas 24h foram 2 novos casos, mas avaliação da Secretaria de Saúde e de que "catástrofe" virá em 15 dias.

Ângela Kempfer | 22/04/2020 10:53
Funcionário de banco usa máscara em fila lotada em agência. (Foto: Marcos Maluf)
Funcionário de banco usa máscara em fila lotada em agência. (Foto: Marcos Maluf)

No pós-feriadão, o boletim epidemiológico da  Secretaria de Saúde do Estado apresenta apenas 2 novos casos de covid-19 em Mato Grosso do Sul. Em Bataguassu, uma senhora de 41 anos testou positivo, depois de contato com pessoa infectada. O segundo caso ocorreu em Campo Grande. Homem de 72 anos, sem vinculo com pessoa contaminada, também está com o vírus

“Isso mostra relativo controle da doença aqui e se dá pela colaboração nos primeiros dias, quando o isolamento chegou aos 70%. Agora há uma corrida pelo libera geral, pela volta das escolas, dos cultos...Acho isso uma catástrofe”, advertiu o secretário de Saúde, Geraldo Rezende.

Ele mandou, inclusive, recado para os que "advogam" pela liberação completa das atividades econômicas. "Acho que essas pessoas poderiam assinar termo com a Secretaria, renunciando o uso de respiradores caso tenha a covid-19".

Até agora, 73 pessoas já tiveram alta, mas 20 permanecem internadas, 9 em leitos de UTI.

Para o secretário, com a liberação completa de todas as atividades, a curva da covid-19 corre o risco de subir consideravelmente. “Poderemos ter daqui a 15, 20 dias, um número exagerado de casos e ainda não temos uma organização completa para receber tantas pessoas”, explicou.

O plano é aumentar em 42% o número de UTIs em Mato Grosso do Sul, mas o secretário diz que isso “leva tempo”. “Só isso vai nos dar condições de controle total da doença no Estado”, reforçou

Outra estratégia que, na avaliação da SES, que deu certo é o drive thru para testes que têm resultado divulgado em até 48h. Nesse sistema já foram 466 coletas e 10 resultados positivos. “É importante porque a gente consegue identificar mais rápido e conseguimos isolar o caso”, explica a secretária adjunta, Crhistinne Maymone.

Ela também fala da preocupação com o desrespeito ao isolamento social. "Daqui 15 dias teremos maior numero de casos. Isso é simples, o mundo todo estudou sobre isso. É importante que você faça sua parte"

Nos siga no Google Notícias