ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Governo repassa metade de área do Exército para projeto de agricultura familiar

Fração de 100 mil m² vinculada à 4ª Cavalaria Mecanizada estava sem uso, e Incra planeja instalar hortas

Por Jhefferson Gamarra | 21/11/2025 16:10
Governo repassa metade de área do Exército para projeto de agricultura familiar
Relevo da área repassada pela União ao Incra em Dourados (Imagem: Google Maps)

O governo federal formalizou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21), a transferência de metade de uma área pertencente à União e utilizada pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados, para o desenvolvimento de projetos de agricultura familiar. A decisão declara de interesse público 100 mil m² do imóvel, equivalente a 50% da área total, que agora serão destinados ao Programa Nacional de Reforma Agrária.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governo federal transferiu 100 mil m² de uma área pertencente à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados, para o desenvolvimento de projetos de agricultura familiar. A área, que representa metade do terreno total, será destinada ao Programa Nacional de Reforma Agrária. O local, que estava sem uso efetivo, será utilizado pelo Incra para implantação de hortas e iniciativas de agricultura familiar, focando na produção de alimentos e apoio a famílias beneficiárias da reforma agrária. O Exército manterá suas atividades na metade restante do terreno, que confronta com a MS-167/Avenida Guaicurus.

De acordo com a portaria, assinada pela secretária do patrimônio da União, Carolina Gabas, a área completa possui 200 mil m². Embora integre o território administrado pelo Exército, a fração repassada ao Incra estava sem uso efetivo, o que motivou o pedido formal do instituto para que o espaço fosse destinado a ações produtivas.

De acordo com o Incra, o local será voltado à implantação de hortas e iniciativas de agricultura familiar, com foco em geração de alimentos e apoio a famílias beneficiárias da reforma agrária, sem previsão de uso habitacional.

O imóvel fica em uma área formada por chácaras e considerada zona de expansão urbana, motivo pelo qual as ruas e corredores públicos ainda não têm nomenclatura definida. A portaria descreve de forma precisa os limites da parte transferida: a demarcação começa no marco P1, próximo a uma rotatória e à área já ocupada pelo Exército, e segue por outros três marcos com medidas que definem os 100 mil m². A área confronta com a MS-166/Avenida Guaicurus.

Apesar do repasse, o Exército continuará responsável pela outra metade da área, mantendo suas atividades e instalações no local. A medida, segundo o governo, não interfere no funcionamento da 4ª Brigada, uma vez que o trecho transferido não estava sendo utilizado para fins operacionais.

Com a publicação da portaria, a Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul deverá comunicar o município de Dourados e o cartório responsável pela circunscrição imobiliária.