ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Mato Grosso do Sul tem mais empregos formais que beneficiários do Bolsa Família

Situação de Mato Grosso do Sul coloca o Estado em posição favorável no cenário nacional

Por Lucia Morel | 17/08/2025 13:36
Mato Grosso do Sul tem mais empregos formais que beneficiários do Bolsa Família
Carteira de trablaho física e digital nas mãos de trabalhador. (Foto: Governo de MS)

Em Mato Grosso do Sul, o emprego com carteira assinada cresceu mais do que o número de beneficiários do Bolsa Família no período de um ano, entre julho de 2024 e julho de 2025. O estado se destaca por ter uma proporção de 1,4 trabalhador formal para cada beneficiário do programa social, um dado que reflete o fortalecimento do mercado de trabalho local. O levantamento é do Portal Poder 360.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul registrou crescimento superior no emprego formal em comparação ao número de beneficiários do Bolsa Família entre julho de 2024 e julho de 2025. O estado apresenta proporção de 1,4 trabalhador formal para cada beneficiário do programa social. O cenário nacional mostra contrastes significativos, com 10 estados ainda registrando mais beneficiários do que trabalhadores formais, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Santa Catarina lidera com a menor dependência do programa, tendo 12 empregos formais para cada beneficiário, enquanto o Maranhão apresenta a maior proporção, com 1,77 beneficiário por trabalhador formal.

A situação de Mato Grosso do Sul o coloca em posição favorável no cenário nacional. No total, 10 estados brasileiros ainda registram mais pessoas no Bolsa Família do que em empregos formais, sendo a maioria nas regiões Nordeste e Norte. O Maranhão é o mais dependente do programa, com 1,77 pessoa no Bolsa Família para cada trabalhador formal.

Mato Grosso do Sul tem mais empregos formais que beneficiários do Bolsa Família
Proporção de emprego formal x beneficiários de bolsa família. (Foto: Poder 360)

Em contrapartida, Santa Catarina tem a menor taxa de dependência proporcional, com 12 empregos formais para cada beneficiário, seguido pelo Distrito Federal, com uma proporção de seis para um. Em números absolutos, São Paulo tem a melhor situação, com 12,3 milhões de trabalhadores formais a mais do que famílias no Bolsa Família.

Mato Grosso do Sul tem mais empregos formais que beneficiários do Bolsa Família
Fonte: Portal Poder 360

O crescimento do emprego formal em comparação com o programa social é um cenário observado em todos os estados e no Distrito Federal. A melhoria geral na relação entre emprego e auxílio demonstra uma tendência de redução da dependência dos programas sociais em âmbito nacional.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.