ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  05    CAMPO GRANDE 21º

Enquetes

Para 93%, presença da polícia nas ruas ajuda a reduzir os crimes

Enquete mostra que apenas 7% não associam a diminuição da criminalidade ao policiamento

Por Maria Gabriela Arcanjo | 05/11/2025 08:02
Para 93%, presença da polícia nas ruas ajuda a reduzir os crimes
Suspeitos são colocados dentro de viatura da PM (Foto: Marcos Maluf)

Leitores do Campo Grande News responderam à enquete realizada na terça-feira (4), que perguntava: “A presença da polícia nas ruas ajuda a reduzir a criminalidade?” A maioria, 93%, considera necessário o policiamento para diminuir a incidência de crimes, independentemente do tipo. Apenas 7% acreditam que outras abordagens seriam mais eficazes.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Pesquisa realizada pelo Campo Grande News revela que 93% dos leitores consideram o policiamento nas ruas fundamental para reduzir a criminalidade. Apenas 7% dos participantes acreditam em outras abordagens como solução mais eficaz. Moradores relatam experiências positivas com o patrulhamento constante, enquanto outros apontam problemas quando há redução da presença policial. A Prefeitura de Campo Grande anunciou medidas de reforço na segurança, incluindo novas viaturas para a Guarda Civil Metropolitana e a criação do programa Ronda Segura.

Nas redes sociais, quem concorda com o reforço policial relatou experiências pessoais. “Sim, ajuda muito. Minha região é tranquila, mesmo com tantos andarilhos transitando à noite. A polícia passa continuamente e sou grata pela presença deles”, diz Vilma Gonçalves Braga. Neide Alvarenga Pertussatti também é favorável, mas relata mudança no bairro quando o patrulhamento diminuiu. “Aqui na Avenida Sol Nascente, entre a Rua das Orquídeas e a Avenida das Bandeiras, estão voltando a ficar na calçada. A polícia parou de passar”, afirma.

Do outro lado, há quem discorde. O marceneiro Alexandre de Souza Siqueira acredita que o policiamento não resolve o problema. “É enxugar gelo. A polícia prende e a Justiça solta. É jogo de carta marcada!” afirma. Para Elza Brito, a questão é mais complexa. “Tenho certeza que não. Para acabar com os bandidos, teria que acabar com as drogas, e isso está longe de acontecer no Brasil.”

Alguns defendem abordagens diferentes. “A pé, sim. Passando com viaturas, acredito que não. Policiais parados em pontos estratégicos, com a viatura por perto, são mais certos”, opina Junior Arruda Roney. Rafael Benites acredita que falta presença nos bairros. “O problema é que eles estão no Nhanhá revistando os viciados que não têm nem roupa no corpo ou, na Antiga Rodoviária, fazendo a mesma coisa. [...] Não acho muito útil empurrarem bêbado na descida”, comenta.

A Prefeitura de Campo Grande anunciou a compra de novas viaturas para a GCM (Guarda Civil Metropolitana), além de coletes balísticos e da criação do programa Ronda Segura para coibir furtos na capital. A PM (Polícia Militar) também reforçou o patrulhamento, aumentou o número de viaturas e intensificou abordagens diárias. As medidas buscam ampliar a presença visível da segurança pública e, assim, inibir delitos.

Para 93%, presença da polícia nas ruas ajuda a reduzir os crimes

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.