ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Arthur faz pintura em aquarela sobre as poesias de Manoel de Barros

De São Paulo, Arthur diz que Manoel de Barros é um dos seus escritores favoritos

Por Clayton Neves | 25/09/2025 06:44

O artista paulista Arthur Grangeia utiliza livros de Manoel de Barros como suporte para suas aquarelas. Nas páginas impressas, os poemas ganham traços e cores que formam uma nova leitura visual da obra.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O artista paulista Arthur Grangeia utiliza livros como telas, pintando aquarelas sobre as páginas de autores como Manoel de Barros. Seu objetivo não é apenas criar belas imagens, mas incentivar a leitura, fundindo arte e literatura. Para Grangeia, a obra de Barros, seu poeta brasileiro favorito, conecta-se com pessoas do mundo todo pela sinceridade com que retrata seu universo.O processo criativo de Grangeia começa com a leitura atenta da obra, buscando a paisagem que melhor a traduz. Aquarela, giz oleoso e caixa de acrílico compõem a técnica que preserva a legibilidade do texto sob as cores. Além de Barros, outros autores brasileiros como Machado de Assis e Jorge Amado já serviram de inspiração. A reação do público, muitas vezes de surpresa e curiosidade, valida o propósito do artista de incentivar a leitura. Formado em arquitetura, Grangeia também atua em projetos sociais de fomento à leitura, como a ONG Pede Saber.

“Eu não pinto só para ser uma peça bonita. O conteúdo do livro é a coisa mais importante pra mim. Pinto nos livros como forma de incentivar novos leitores, e se da minha pintura surgirem novos leitores, eu vou estar super feliz”, explica o artista, que cresceu cercado de literatura graças ao incentivo da mãe, e que transformou essa paixão em trabalho.

Entre tantos autores brasileiros, ele diz que Manoel de Barros ocupa lugar especial no coração do artista. “Ele é o meu poeta brasileiro favorito, junto com Fernando Pessoa. O Manoel fala do quintal dele de uma forma tão verdadeira que consegue se conectar com pessoas do mundo inteiro”, analisa.

Arthur faz pintura em aquarela sobre as poesias de Manoel de Barros
Obra sobre o Livro sobre Nada foi para o estado do Ceará. (Foto: Arquivo Pessoal)

A primeira obra de Arthur inspirada em Manoel nasceu há cerca de quatro anos, sobre o livro ‘Meu quintal é maior que o mundo’. A onça pintada, aves e insetos coloridos surgem sobre as páginas abertas,

Outro trabalho é a aquarela feita sobre o ‘Livro sobre o nada’. Nele, pássaros e jandaias se dissolvem nas palavras impressas, em uma junção de tinta e poesia.

De acordo com o artista, o processo é lento e começa com a leitura atenta das obras e busca pela paisagem que melhor traduz o texto. O livro, aberto sobre a mesa, se torna suporte.

Arthur explica que as primeiras camadas são de aquarela, pela transparência que permite às palavras sobreviverem sob as cores. Depois, ele adiciona giz oleoso para dar textura e acabamento. Por fim, a obra vai para uma caixa de acrílico.

“A ideia é despertar a curiosidade do que está escrito ali atrás. A tinta se funde com a palavra, mas o livro nunca desaparece”, afirma. Além de Manoel, o artista já fez quadros sobre as páginas de Machado de Assis, Jorge Amado, João Guimarães Rosa e Galvez.

A reação do público costuma ser de surpresa. Muitos tentam ler o texto sob a pintura e, ao descobrir que é um livro,  até se sentem motivados a buscar a obra original. “Já aconteceu de pessoas que não compraram minha arte, mas foram à livraria e compraram o livro. Para mim, isso é o que mais importa”, avalia.

Arthur faz pintura em aquarela sobre as poesias de Manoel de Barros
Arthur Grangeia vive ao lado de livros e pintura desde a infância. (Foto: Arquivo Pessoal)

Cercado por livros desde menino, Arthur lembra que, ainda criança, pintava pedras, rabiscava em tudo e nutria paixão pela leitura. “Eu sempre tive essa relação de desenho e dos livros. Sempre gostei muito”, conta.

Mais tarde,Arthur se formou em Arquitetura, mas nunca abandonou os pincéis. Segundo ele, o vínculo entre arte e literatura também virou atuação social. Junto de amigos, ele fundou a ONG Pede Saber, que incentiva a leitura em comunidades carentes.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Arthur faz pintura em aquarela sobre as poesias de Manoel de Barros