De bike, o passeio por Bogotá fica bem mais interessante
A capital colombiana tem mais de 500 km de pistas de uso exclusivo para bicicletas

Bogotá, a capital mundial do ciclismo! É a fama da principal cidade da Colômbia, que a cada ano atrai mais turistas interessados em passear por suas ciclovias bem estruturadas, ou seja, bem-sinalizadas e separadas do restante do tráfego. Além da vida diária das pessoas que usam suas bikes como alternativa de transporte, nos domingos e feriados suas ruas e avenidas são transformadas em ciclovias das 7h da manhã até às 2h da tarde, e você pode passear de bicicleta, correr ou caminhar sem se preocupar com o fluxo de veículos.
Se tiver a oportunidade de passar um domingo ou feriado em Bogotá, você poderá se sentir um cidadão bogotano aproveitando os mais de 100 km de ruas e avenidas que viram uma imensa ciclovia recreativa e se maravilhar com as incríveis áreas verdes que fazem parte da bela paisagem da cidade. No total, a capital colombiana tem mais de 500 km de pistas de uso exclusivo para bicicletas, conectando a cidade com os cantos mais atrativos como oportunidade para o turista explorar plenamente cada lugar que visita.
Para algumas pessoas, andar de bicicleta é sinônimo de liberdade, e pedalar enquanto você passeia é uma das formas mais incríveis de conhecer um destino. Bogotá é a cidade sul-americana líder em ciclismo urbano. Comece visitando a Ciclovía Turística, uma rota de 20 quilômetros que começa no Parque da 93 e vai até o Parque Bicentenario. Este trajeto foi criado para que turistas e moradores conheçam e curtam os lugares mais característicos da capital colombiana.

Pela Ciclovia Turística você pode chegar ao Parque El Virrey, um parque urbano onde dá para fazer uma parada para um piquenique, um passeio, ou participar de alguma atividade esportiva, como ioga ou dança. Aproveite também para se deliciar com a variada e tentadora oferta gastronômica entre o parque e a popular Calle 85. São fantásticos pratos colombianos e internacionais! Você pode experimentar as delícias da cozinha italiana no Quattro 50 Pizza & Bar, da asiática no Quinto Cocina ou da exclusiva cozinha do Petronio. Uma outra excelente alternativa é estacionar sua bicicleta e fazer uma pausa enquanto saboreia uma sobremesa ou um aromático café, a bebida mais emblemática da Colômbia.
Parque Nacional Enrique Olaya Herrera - Se você continuar a rota pelo Parque de los Hippies em Chapinero vai chegar no Parque Nacional Enrique Olaya Herrera, onde vai poder curtir um extraordinário espaço cheio de exuberante natureza, além de admirar a linda vista do rio Arzobispo enquanto pedala sua bicicleta. Termine o passeio no coração de Bogotá visitando o Parque Bicentenário na Avenida El Dorado, e aproveite o lugar para conhecer o fantástico Planetário de Bogotá, que fica aberto ao público de terça a domingo das 10h às 17h.
Se estiver interessado em um passeio mais colorido e artístico, pegue a bicicleta e vá até o charmoso Graffiti District. O percurso começa na Carrera 24 com a Calle 40 no centro da cidade e atravessa o Park Way, um parque urbano que contrasta a natureza com a arquitetura de Bogotá. Quando chegar a Puente Aranda, estará no bairro Graffiti. Neste local, você vai poder conhecer as manifestações da arte urbana que enchem de vida a região, admirando as coloridas paredes que serviram de tela para que artistas locais, nacionais e estrangeiros deixassem seus trabalhos cheios de desenho, textura e cor.
História – A fama de Bogotá como a capital mundial do ciclismo começou em 15 de dezembro de 1974, quando o arquiteto Jaime Ortiz Mariño, um entusiasta da bicicleta, liderou uma manifestação que reuniu mais de 5 mil pessoas contra a superlotação de carros e em defesa da ideia de fechar uma área da capital colombiana para passeios de bike. Ele é o criador da Ciclovia de Bogotá, exemplo para mais de 200 cidades ao redor do mundo.
Em 2009, o então prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad, acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, João Antônio De Marco, visitou Bogotá com o objetivo de estudar as ciclovias bogotanas para implantar um projeto semelhante na capital sul-mato-grossense. Desde então já se passaram 16 anos e Nos últimos 13 anos, Campo Grande implantou só 24 quilômetros de ciclovias.
Então, o que achou das dicas do site VamosLatam? Se ficou animado comece desde já a preparar sua viagem inesquecível a Bogotá e a planejar sua rota de bicicleta. Se quiser participar de passeios turísticos através de tours guiados de bicicleta, onde também pode ter acesso a uma bicicleta adaptada às condições do percurso, o ideal é pesquisar nos sites oficiais do Bogotá Bike Tour, o Free Biking Tour Bogotá e o Civitatis.